sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 1.5-Fichamento: experiência


ALVES, Tiago Soares. Jogos Africanos: a Mankala dos sites para as quadras – UCA: Portal do Professor, 2012. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32379>. Acesso em: 02 maio 2012.

Áreas do conhecimento envolvidas: História e Educação Física

            Breve descrição com uma síntese expressando sua opinião: A aula consiste em conhecer o jogo africano Mankala desde sua etimologia até onde ainda há sua prática. É possível fazer uma contextualização histórica do tema localizando-o na cultura e história da África. Utilizam os recursos de vídeo e pesquisa na internet. A próxima etapa é jogar a Mankala no tabuleiro, computador e depois realizar o jogo nas quadras, visando estabelecer discussões sobre as três vivências. Pela inexistência de sua prática, demora um pouco para ser assimilado pelos alunos. A outra etapa é construir no computador, um quadro comparativo sobre as diferenças do jogo da Mankala, considerando diferentes ambientes: tabuleiros, sites e quadras. Na internet, o jogo online está disponível em sites de jogos.  E por fim, modificar e criar novas regras para o jogo Mankala nos dois espaços de vivências.
            As ideias suscitadas para colocar em ação posteriormente: Ao final do trabalho pode propor uma competição com esse jogo tanto no tabuleiro como no ambiente online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário